São Lucas

Nosso Padroeiro - São Lucas

“Lucas, um sírio de Antioquia, médico de profissão, discípulo dos apóstolos, mais tarde seguiu Paulo até seu martírio. Serviu sem restrições o Senhor, nunca se casou, nem teve filhos. Morreu em Beócia, repleto do Espírito Santo.” (prólogo antimarcionita do Ev. De Lucas – século II).

A figura de São Lucas nos é apresentada em três notas das Cartas de São Paulo. Estas notas descrevem Lucas como um companheiro fiel de Paulo e nos revelam sua profissão: médico. Através do seu evangelho percebemos, ainda, a sensibilidade de Lucas que nos mostrou, como nenhum outro evangelista, a fisionomia humana de Cristo e sua atenção pelos menos favorecidos: órfãos, viúvas, prostitutas, desprezados, pecadores ...

Em seu evangelho encontramos ainda uma riqueza de detalhes sobre a anunciação e a natividade, que nos levam a acreditar que ele tenha conhecido pessoalmente Maria Santíssima. No prólogo de seu evangelho ele mesmo nos revela que fez uma acurada investigação antes de escrevê-lo.

Sua imagem é representada com um touro em seus pés, pois no livro de Ezequiel 1, 10-11 e em Apocalipse 4,2-7 temos a descrição de quatro seres animados, movidos pelo Espírito do Senhor, que estão sempre junto ao trono do Altíssimo. Segundo alguns exegetas, os quatro seres animados representam toda a Criação nos seus expoentes máximos. Lucas começa e termina o seu evangelho no Templo, onde eram imolados os TOUROS dos sacrifícios, substituídos por Jesus, o único e eterno sacrifício, daí a figura do TOURO. Santo Irineu apropriou essas figuras aos quatro Evangelistas, criando assim um simbolismo tradicionalmente aceito.



Trezena de São Lucas

Na trezena de São Lucas medita-se a cada dia um dos 13 compromissos dos médicos católicos como preparação para renovação da Promessa do Médico Católico na Festa de São Lucas.


1ª Promessa do Médico Católico

Manter continuadamente o aperfeiçoamento das minhas capacidades profissionais de modo a que possa dar aos doentes que em mim confiam os melhores cuidados de que eu seja capaz. O médico, chamado a ser promotor da vida, precisa capacitar-se continuamente, não só pela necessidade dentro do exercício da profissão, como também, tendo em vista o bem-estar do próximo e o cumprimento da missão que Deus lhe confiou. Deus Pai, que pela intercessão de São Lucas, o bom médico, busquemos nosso aprimoramento técnico a fim de garantir aos nossos irmãos vida plena e saudável. Que nossa vivência cristã ilumine e inspire nosso saber e nossa pesquisa em prol do bem-estar da Humanidade. Livrai-nos da preguiça e do egoísmo que nos fechem em nós mesmos e nos impeçam de bem servir a Jesus Sofredor no próximo. Oração da Trezena Ó São Lucas, glorioso apóstolo e evangelista, eu vos saúdo pelo Coração de Jesus. Alcançai-me a graça de seguir com fidelidade a Jesus, pelo seu caminho, com a sua verdade em favor da vida. Ó meu bom São Lucas, médico, que com vossas santas mãos, invocando o nome de Deus, curastes tantos enfermos de tão graves enfermidades, rogai ao bom Jesus que nos livre das enfermidades do corpo e do espírito, se for do agrado de Deus. E para Sua maior glória por toda a eternidade. Amém! Ó Deus, que escolhestes São Lucas para revelar, em suas palavras e escritos, o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do vosso nome perseverar num só coração e numa só alma, e a todos os povos do mundo ver a vossa salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém São Lucas Evangelista, rogai por nós. Amém. Ao fim de cada dia da trezena: Oração do Médico Senhor, Eu te agradeço porque me entregaste a missão de exercer a medicina, restituir a alegria de viver às pessoas que me são confiadas a qualquer hora, momento e lugar. Ofereço-te a minha vocação de servir a sociedade como instrumento de tua providência. Grandes são os avanços da ciência, mas também são inúmeros os desafios à limitação humana que exige de mim seriedade, equilíbrio, sabedoria e fidelidade ao juramento que fiz.


Oração da Trezena

Ó Deus da vida! Ilumina-me e faça de mim um mensageiro de misericórdia e esperança. Que no final de cada jornada eu possa celebrar o renascer da vida, fruto do trabalho e entregar-te às situações da minha limitação quando não tiver êxito. Senhor, que vieste trazer vida e vida em abundância, tornai-me um instrumento de Tua misericórdia. Amém!


2ª Promessa do Médico Católico

Respeitar os doentes como pessoas humanas colocando os seus interesses acima de quaisquer considerações econômicas ou políticas, e tratá-los sem quaisquer preconceitos derivados da religião, do sexo, da idade, da raça, de grupos étnicos e de circunstâncias socioeconômicas. Recordando as palavras do Papa Francisco aos médicos: “Não existe uma vida humana mais sagrada do que outra, assim como não existe uma vida humana qualitativamente mais significativa de outra”. A defesa da dignidade inviolável de cada ser humano é o que nos dará a identidade como médicos católicos. Senhor, que o compromisso com a vida, ameaçada em tantos aspectos, seja a razão de nossas atitudes. Inspirai em nós, gestos significativos que nos levem a oferecer assistência a todos sem distinção. Livrai-nos do perigo de perdermos a nossa identidade como servos da vida.

Oração da Trezena


3ª Promessa do Médico Católico

Defender e proteger a vida humana desde a concepção até à morte natural, aceitando que a vida humana transmitida pelos pais é uma criação de Deus e tem um destino eterno que a Ele pertence. Se perdermos o sentido do valor incondicional da pessoa humana, perderemos igualmente a capacidade de amar, e desta forma, de servir. Alguém que não é capaz de servir àqueles mais frágeis, perdeu o sentido de humanidade. Senhor, que a exemplo da Igreja, também nós nos coloquemos no seguimento de Jesus Cristo, que veio para que tenhamos vida, e vida em abundância (cf. Jo 10,10), declarando, através de nosso serviço, o nosso testemunho em favor da vida humana.

Oração da Trezena


4ª Promessa do Médico Católico

Recusar em todas as circunstâncias tornar-me um instrumento da utilização opressiva ou violenta da Medicina. Reflexão de São João Paulo II: “Infelizmente, como em muitas outras atividades humanas, também na medicina o progresso científico, se por um lado representa um instrumento formidável para melhorar as condições de vida e de bem-estar, por outro pode ser também submetido à vontade de subjugar e dominar. A pesquisa científica, estando por sua própria natureza orientada para o bem do homem, corre o risco de perder a sua vocação originária. Nenhum tipo de pesquisa pode ignorar a intangibilidade de cada ser humano”. Senhor Deus, que ao fazermos uso da arte médica, sejamos inflamados de compaixão e desejo de servir a Ti naquele que sofre. Livrai-nos da arrogância, da prepotência e do orgulho. Dai-nos a graça de ter um coração manso, humilde e compassivo como o Vosso.

Oração da Trezena


5ª Promessa do Médico Católico

Contribuir para a saúde pública colaborando nas políticas sanitárias que promovam a vida e respeitem a natureza e a dignidade da pessoa humana. Relembremos um trecho do discurso do Papa Francisco aos médicos católicos: “... como nos recorda Encíclica Caritas in veritate, ‘a abertura à vida está no centro do verdadeiro desenvolvimento’. Não há verdadeiro desenvolvimento sem esta abertura à vida.” Ó São Lucas, bom médico, roga por nós, para que o maior objetivo do nosso agir médico seja sempre a defesa da vida. Senhor Jesus, que a nossa resposta a esta “cultura do descartável”, sobretudo aos mais fragilizados e marginalizados, seja um “sim” sem hesitação à promoção da vida. Que encontremos no cumprimento de nossa profissão, ocasiões para edificação de um mundo que respeite a dignidade do ser humano.

Oração da Trezena


6ª Promessa do Médico Católico

Cooperar com a aplicação das leis exceto nas situações em que, pelo meu dever de objeção de consciência, a lei civil não respeite os direitos humanos especialmente o direito à vida. Em um de seus discursos aos médicos, São João Paulo II fez a seguinte exortação: “Médicos católicos, estais chamados, como crentes, a testemunhar Cristo através das obras de caridade fraterna e do compromisso pela promoção da paz e da justiça, contribuindo realmente para eliminar os motivos de sofrimento que humilham e entristecem o homem”. Ó São Lucas, rogai por nós para que sejamos capazes de colocar nossos conhecimentos a serviço do próximo, da vida humana. Dai-nos, ó Bom Jesus, pelo poder do teu Santo Espírito, a ousadia, a sabedoria e a fortaleza para denunciarmos quaisquer situações que ameacem os direitos dos irmãos fragilizados pelas enfermidades.

Oração da Trezena


7ª Promessa do Médico Católico

Prestar os meus cuidados a qualquer pessoa independentemente das suas crenças religiosas. “A medicina deve esforçar-se por ser interlocutora de cada ser humano enfermo, sem ceder a discriminações, mas indo ao encontro das necessidades de todas as pessoas”. (São João Paulo II) “Na colhida generosa e amorosa de toda vida humana, sobretudo daquela fraca e doente, o cristão exprime um aspecto importante do próprio testemunho evangélico, sob o exemplo de Cristo, que inclinou-se sobre os sofrimentos materiais e espirituais do homem para curá-lo”. (Papa Emérito Bento XVI) Senhor Jesus, que eu saiba solidarizar-me com as angustias e tristezas de todos, principalmente dos que mais sofrem. Que o Espírito Santo me impulsione a proteger as vidas humanas, a ser defensor da vida em quaisquer circunstâncias.

Oração da Trezena


8ª Promessa do Médico Católico

Dar uma parte do meu tempo para tratar das pessoas pobres. No ser humano mais desprovido, cada um de nós é convidado a reconhecer a face de Jesus, que experimentou a fragilidade, a solidão, as injúrias e a indiferença ao assumir nossa humanidade. Nossa vocação cristã nos deve impelir a que, seguindo o exemplo do Bom Samaritano, sirvamos aos irmãos mais desvalidos e os encorajemos a perseverar. Ó Bom São Lucas, rogai por nós para que o sofrimento do Cristo no irmão continue a nos inspirar amor desinteressado para com o que padece, a fim de alivia-lo e dar-lhe refrigério. Que nossa profissão nos una à Igreja em sua vocação de Servidora da Vida.

Oração da Trezena


9ª Promessa do Médico Católico

Reconhecer que a Palavra de Deus inspira a minha atividade, formar a minha consciência de acordo com os ensinamentos da Igreja e ser-lhes fiel na minha atividade profissional. “Precisamente pelo fato de que Jesus Cristo veio ao mundo para nos revelar o desígnio divino da nossa salvação, a fé ajuda-nos a penetrar no sentido de todo o humano e, portanto, também do sofrimento. Por conseguinte, existe uma íntima relação entre a Cruz de Jesus símbolo da suprema dor e preço da nossa verdadeira liberdade e a nossa dor, que se transforma e se sublima quando é vivida na consciência da proximidade e da solidariedade de Deus”. (Papa Emérito Bento XVI) Senhor Deus, infundi em nossos corações a Tua ternura para que, ao nos aproximarmos de nossos enfermos, nos dediquemos a eles generosamente, contribuindo, assim, para a vinda do teu Reino de Amor. Que na escuta da Tua Palavra e por ela impulsionados, nos disponhamos a servir-Te no irmão que é templo do teu Espírito Santo e cuja existência é dignificada no mistério da Redenção, realizada por Vosso filho Jesus Cristo.

Oração da Trezena


10ª Promessa do Médico Católico

Cultivar uma relação filial com Deus fortalecida na oração e ser uma testemunha fiel de Cristo. “Não deixem nunca de rezar ao Senhor e à Virgem Maria, para ter força de cumprir bem o vosso trabalho e testemunhar com coragem. Hoje é necessário coragem – testemunhar com coragem o “evangelho da vida”. (Papa Francisco) “Vivificai o serviço com a oração constante a Deus, ‘amante da vida’ (Sb11, 26), recordando sempre que a oração, em última instância, vem do Altíssimo”. (São João Paulo II) Queremos, Ó Jesus, nos comprometer em sempre Vos buscar e, em Ti, fortalecermos nossa disposição de trabalhar para garantir saúde ao nosso próximo. Que a Tua Palavra nos inspire e oriente; que teu Santo Espírito nos vivifique e nos impulsione a dar testemunho do Teu amor àqueles que sofrem.

Oração da Trezena


11ª Promessa do Médico Católico

Praticar os princípios da moral católica em particular aqueles que se relacionam com a ética biomédica. Palavras do Papa Francisco: “Sejam testemunhas e difusores desta “cultura da vida”. O vosso ser católico comporta uma maior responsabilidade: antes de tudo para com vocês mesmos, para com o compromisso de coerência com a vocação cristã; e depois para com a cultura contemporânea, para contribuir a reconhecer na vida humana a dimensão transcendente, a marca da obra criadora de Deus, desde o primeiro instante de sua concepção”. Meu Pai, fazei-me Teu instrumento! Fortalecei-me com teu Santo Espírito, para que eu seja capaz de difundir o “evangelho da vida”, através do meu agir médico. Que mais almas possam Te conhecer através do nosso serviço. Que nossa razão caminhe unida à nossa fé, em busca da verdade que nos faça compreender e lutar pelo valor inestimável da vida humana.

Oração da Trezena


12ª Promessa do Médico Católico

Exprimir a bondade de Cristo na minha vida, no meu relacionamento com os doentes, com os colegas e com a sociedade. Antes de se fazer mau uso do Dom da Medicina, os médicos católicos precisam exercer sua profissão acompanhando seus enfermos com atitudes de caridade e compaixão, ensinando-os a aceitar e conviver com os próprios limites da doença e de sua humanidade, oferecendo a Jesus os seus sofrimentos. Precisam mostrar Sua face misericordiosa e acolhedora aos colegas e à sociedade, além de empenhar-se no aprimoramento técnico e pessoal para dar testemunho deste Cristo ao mundo. Ó Bom Jesus, iluminai-nos com os raios da Vossa infinita Misericórdia, a fim de que sejamos sinais da Tua presença vivificadora, que traz esperança e paz. Encoraja-nos a mostrar com o nosso testemunho a Tua ternura.

Oração da Trezena


13ª Promessa do Médico Católico

Participar na evangelização dos homens e das mulheres que sofrem em cooperação com o ministério pastoral da Igreja. Precisamos, em união com a experiência médica, mostrar aos irmãos que dentro do nosso sofrimento está o de Jesus, que une nosso fardo à Sua cruz e o transforma. Se faz necessário mostrar que em Sua companhia, temos coragem de enfrentar qualquer adversidade, pois Sua luz infunde esperança e paz de espírito nos corações mais atribulados. Senhor, ensina-nos a ser instrumentos de evangelização e consolo; que nosso saber médico, unido à Santa Igreja, traga alívio, respostas e a Tua presença ao povo. Ó São Lucas, que assim como tu que, sendo médico, sentiu necessidade de apresentar aos irmãos o Verdadeiro Remédio, possamos contribuir com a construção do Reino de Deus na Terra.

Oração da Trezena