Seja Sócio

Pré-requisitos para adesão

Podem associar-se à ABMC os médicos ou estudantes de medicina, desde que professem a Fé Católica e aceitem explicitamente o que estabelece o estatuto social.

  • Para comprovar a profissão de fé católica é suficiente a afirmação do candidato a associado, que goza de presunção relativa de veracidade.

  • Quem publicamente tiver rejeitado a fé católica ou abandonado a comunhão eclesiástica ou incorrido em excomunhão aplicada ou declarada, não poderá ser recebido na associação, conforme o cânone 316 do CDC.

A solicitação de adesão deverá ser realizada junto a associação (Arqui) diocesana quando existir ou diretamente à ABMC quando inexistir associação na diocese onde o candidato a sócio resida.

  • O candidato associado deve ser proposto por um associado em pleno gozo dos direitos ou por uma Associação (Arqui)Diocesana de Médicos Católicos em plena atividade e filiada a ABMC ou pelo seu bispo diocesano; (modelo de carta de recomendação)

  • Os associados ativos das associações (Arqui)diocesanas que aderirem a Associação Brasileira quando da sua fundação serão automaticamente incorporados à mesma.

Categorias de associados:

I - Aspirante (estudantes regularmente matriculados em curso de graduação em medicina);

II - Titular (médicos com registro ativo no Conselho Regional de Medicina de uma das Unidades da Federação);

III - Honorário;

Direitos dos Associados Titulares:

I- Participar das atividades associativas e das reuniões programadas para tratar de assuntos de interesse da Associação;

II- Eleger e ser eleitos para quaisquer cargos ou tarefas, conforme determina o estatuto;

III- Deliberar sobre os assuntos que forem sujeitos ao seu parecer ou decisão;

IV- Propor a admissão de novos associados.

V- gozar dos benefícios que a Associação proporcionar.

Deveres dos associados:

I - Participar das atividades associativas e das reuniões programadas para tratar de assuntos de interesse da Associação;

II - Contribuir financeiramente para a manutenção da ABMC;

III - Observar fielmente o que preceitua o Estatuto Social.